7 de abr. de 2015

As gentes


As gentes… como são complexas, como são instigantes, como são determinadas, como são determinantes, como são vítimas, como são lutadoras, como são irônicas, como são debochadas, como são desafios, como são desafiantes, como são provocantes, como são provocativas, como são humanas, e como são gente!
E gentes... gentes tem emoção, tem cor, tem textura, tem tatos, tem olhares, tem cheiros... Gentes têm posturas, gentes têm atitudes, gentes tem essência, gentes têm verdades, e tem gentes que se fazem donas das verdades!
As gentes determinadas e determinantes, lutadoras, desafios, desafiantes, provocantes, provocativas, instigantes, humanas, gentes... estas eu as admiro, encanto-me... estas são enigmáticas, são o que queremos ou gostaríamos de ser... estas você olha e gosta, simplesmente gosta... são inteligentes, tão inteligentes que te ganham em um estalar de dedos, porque estas você sente que valem a pena.
As gentes vítimas, debochadas, irônicas, estas eu tolero, porque com estas eu também aprendo. As gentes vítimas são as covardes ou oportunistas, e isso jamais quero ser... as gentes debochadas, estas não sabem ser outra coisa a não ser isso mesmo, debochadas... estas, acredito que são tão infelizes que precisam tripudiar o outro para se sentirem um pouco bem... falsa ilusão! As gentes irônicas, estas a vida nos ensina, obrigatoriamente a identificá-las, destas, eu acho que tenho pena, pois um dia a vida as ensinará, e desta figura ironia, para os que acham que sabem usá-la, eu sou professora! Aliás, as figuras de linguagem sempre me atraíram.
Enfim, gentes tem emoção, estas são especiais; gentes tem cor, estas podem ser escuridão ou luz; gentes têm texturas, estas podem ser ásperas ou delicadas; gentes têm tatos, estas podem ser grosseiras ou suaves; gentes têm olhares, estes podem ser carinhosos, tristes, fuzilantes, questionadores, indignantes, satisfeitos, decepcionantes, felizes, mas acima de tudo, precisam ser verdadeiros; gentes tem cheiros, estes podem ser azedos ou doces; gentes tem posturas, corretas ou dissimuladas, ou oportunas; gentes tem atitudes, certas ou erradas, depende do ponto de vista; gentes tem verdades, falsas ou não, mas o medo se tem das que se julgam donas da verdade; gentes tem essência, e estas dispensam comentários, pois são essenciais.
Nossa! São tantas gentes que por vezes até nos perdemos ou as perdemos... porém, a única coisa que esta que vos escreve não perde é a certeza de que gentes, muito mais do que coisas, devem ser ouvidas, respeitadas, revividas, resgatadas, pois, jamais se joga fora alguém. Desafio? Quem sabe... e ser for, não é assim que a vida é constituída?... de desafios...

Rosane Favaretto Lazzarin – 27/08/2014

Nenhum comentário: