29 de mai. de 2014

Palavras.. uma ciranda de significados!


Palavras... uma ciranda de significados, um dos maiores poderes que nos temos..
Palavras podem levantar ou derrubar...
Palavras podem agradar ou desagradar...
Palavras emocionam ou irritam...
Palavras podem aproximar, trazer para perto ou afastar...
Palavras podem ser mel ou fel, tanto para quem ouve como para quem fala...
Palavras que em um instante exprime paixão, amor, ternura, admiração, respeito... no outro exprime raiva, rancor, ressentimento, inveja.
Palavras podem estar respaldadas na verdade ou esconder a mesma verdade...
Palavras nunca vêm sozinhas... palavras não são independentes... palavras estão sempre atreladas ao tom de voz, a emoção, a respiração, ao ritmo, ao olhar, aos gestos...
Palavras quando usadas em sintonia, vem carregadas de poder... tanto para o bem quanto para o mal...
Palavra é uma fonte de energia fortíssima...
E neste ritmo de ciranda, temos as pessoas...
Pessoas que se escondem atrás das palavras, que enganam aos outros e muitas vezes até a si próprias... Essas são pessoas que costumo dizer que se conhecem mal, que se tornam presas fáceis delas próprias e dos outros.
Para estas pessoas, as palavras perdem o sentido, pois autoconhecer-se tem a ver com olhar para dentro, com o silêncio, com a coragem de lidar com emoções... é uma conquista!
Então, esta que vos escreve, que conhece o poder das palavras, mas que nem sempre se dá conta deste poder, lhes pergunta: por que se faz tanto uso das palavras para apontar as falhas  e tão pouco para enaltecer?
Quantas vezes alguém se mostra inteligente ou tem uma atitude digna de um elogio, você sabe disso, e este elogio fica apenas no seu pensamento?
Palavras foram feitas para elogiar.... tem coisa melhor do que receber um elogio verdadeiro? É um afago no coração de quem recebe quanto de quem elogia, porque o retorno é imediato por meio do sorriso, do olhar, da alegria.
Não economize palavras para elogiar... elogie sem medo de fazer o outro feliz...
Se você não sabe elogiar, tampouco use o poder da palavra para falar mal, neste caso o silêncio muitas vezes é o som mais agradável que se pode ouvir. Usar o poder da palavra para falar mal é o retrato de quem não tem vida própria... é covardia.
E voltando a ciranda das palavras... elas são parábolas, conjunto de letras, sons de uma língua, representação do pensamento humano, constituem uma unidade da linguagem humana, de carinho... palavras ferem, tem cheiro, acariciam, machucam, acalentam...
Enfim, as palavras precisam urgentemente ser cuidadas, pois tem poder... tem forma, textura e som... Agora, se me derem licença, dou-lhes a palavras e vou aí procurar a melhor forma de usá-las.

Por: Rosane Favaretto Lazzarin – 22/11/2013

Nenhum comentário: